Jules Martin
- sorocabaatravesdahistoria
- 10 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2024
O que Maylasky, Professor Toledo, o Viaduto do Chá tem em comum?
Jules Vitor André Martin nasceu em 26 de fevereiro de 1832, em Montiers na França. Em 1852, vai a Paris, e trabalha por três anos no ateliê de George Schlater. Posteriormente, em 1868, chega ao Brasil junto com sua mulher e os três filhos, instalando-se em São Paulo, na cidade de Sorocaba a convite de seu irmão Pierre. Além de sócio do livreiro André Luís Garraux, Pierre também era proprietário de uma fábrica de beneficiamento de algodão junto com o professor Francisco de Paula Xavier de Toledo, onde Jules trabalhou durante algum tempo.
No ano seguinte, decide se mudar para a capital com o intuito de atuar profissionalmente no campo das artes, e acaba conseguindo expor algumas de suas pinturas no Estúdio de Carneiro & Gaspar e nas Casas Garraux.
Em 1871, monta uma das primeiras casas litográficas de São Paulo, e no ano seguinte vem a pedido de Maylasky, amigo dos tempos que morou em Sorocaba, de volta a cidade para embaixo de um guarda-sol de linho branco e sobre seu tabuleiro pintar essa cena grandiosa: A inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana em 13 de junho, próximo ao Supiriri, no local aonde seria futuramente a Fábrica Nossa Senhora da Ponte.

Inauguraçã da Estrada de Ferro Sorocabana em 1872 - MHS

Inauguração da Estrada de Ferro Ituana em 1873 - JCS
D. Pedro II depois de conhecer nossa estrada de ferro em agosto 1875, fez também uma visita à litografia de Jules, que a partir desse momento se chamaria Imperial Litografia.

Fez mapas para as cidades de São Paulo e Santos e demais momentos importantes em outras cidades. Fez o projeto arquitetônico para o primeiro viaduto de São Paulo: o Viaduto do Chá. Também foi ele que fez a primeira pintura da Avenida Paulista durante a sua inauguração no dia 8 de dezembro de 1891.


Em 1888, desta vez no campo das artes plásticas, participou do projeto da estátua de José Bonifácio, o Moço, que está localizada na entrada do prédio principal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco.

Segundo Aluísio de Almeida, Martin também foi o introdutor do motor a gás no Estado de São Paulo.
Jules Martin faleceu em São Paulo, em 18 de setembro de 1906.
Fontes:
Jornal Cruzeiro do Sul: 06/09/1942; 16/08/1990;
Comments