Para quem passa na esquina da Rua Álvaro Soares com a Rua Souza Pereira, não imagina que onde hoje fica o Grand Hotel Royal, também já foi o endereço do primeiro hospital da nossa cidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Vindo da cidade de Porto para Sorocaba, o português Francisco José de Souza, vendo as dificuldades da população referentes aos cuidados médicos, decidiu construir um hospital. Através de autorização do Capitão Geral da Província de São Paulo e doações feitas pelos moradores, criou a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, em 1803, nos mesmos moldes da existente em Portugal. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Comprou o terreno no final da rua que mais tarde se chamaria Rua do Hospital e começou sua construção em 1804. Infelizmente não conseguiu vê-lo concluído, pois faleceu em 1807, mas graças ao testamento que deixava seus bens para o projeto, garantiu a sua conclusão. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Depois de finalizado, descobriu-se que não havia pessoal qualificado na região para atender doentes. Como a Irmandade foi extinta em 1811, todo o patrimônio ficou na responsabilidade da Câmara dos vereadores. Até 1844 o prédio serviu para várias finalidades e só apenas em 1845, graças ao juiz municipal Dr. Joaquim Pedro Vilaça, que conseguiu restaurar a irmandade e reformar o imóvel, para já em 1846, finalmente acontecer a inauguração do hospital.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Com as doações feitas por cidadãos abonados e testamentos de pessoas caridosas, somando-se com as arrecadações feitas em festas, bailes e quermesses, o hospital se manteve no mesmo local até o final de 1898, pois em 1989, ele mudaria para seu endereço que se localiza atualmente na Avenida São Paulo.
Atualmente no local se encontra o Hotel Royal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ FONTES: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/…/dia-do-hospital http://www.santacasasorocaba.com.br/historia/ Livro: História de Sorocaba de Aluísio de Almeida Entrevista: José Rubens Incao Foto 1: Sorocaba 24hrs Brasilbook Foto 2: Google Maps
Comments