top of page
02_-_Rua_São_Bento.jpg
Fundo.jpg
Não só copie fotos, marque a nossa página do facebook e nos ajude a crescer!!!

Caminho do Peabiru

Atualizado: 8 de jul. de 2024

Quando se fala da história de Sorocaba, geralmente é mencionado superficialmente sobre o Caminho do Peabiru. Hoje vamos falar um pouco sobre sua história...

Peabiru era um caminho que ligava a cordilheira dos Andes ao oceano Atlântico, e tinha aproximadamente três mil quilômetros de extensão, com uma largura de um metro e quarenta centímetros. A palavra "peabiru" vem da língua tupi-guarani: 'Pe' (caminho) e 'abiru' (gramado amassado). Significa, então, "Caminho Gramado Amassado”. Inicialmente era utilizado pelos índios, mas sua criação remete a tempos anteriores. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Alguns pesquisadores dizem que ele poderia ter diferentes finalidades: para encurtar e facilitar as viagens ,evitando grandes obstáculos como rios e montanhas; para fazer trocas de produtos; interação entre tribos em posições opostas; O primeiro homem branco a registrar a existência dessa trilha foi o jesuíta Pedro Lozano, no início do século dezessete, no livro “A História da Conquista do Paraguai, Rio da Prata e Tucumán”. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Considerando-se que a atual Cubatão era o ponto de início, a via partia daí (podendo se conectar a São Vicente por barco), subia pelo vale do rio Mogi (ou Rio Ururaí) para chegar a São Paulo, Itu, Sorocaba e então cortava o Paraná, parte do Mato Grosso do Sul, até chegar ao Paraguai e depois na Bolívia, onde prosseguia até Cusco (Peru). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Nos trechos paulistas, paranaenses, sul-mato-grossenses e paraguaios a estrada era basicamente um trecho de mata cortada com a terra batida, de modo que, para evitar alagamento, o chão era forrado com gramíneas que impediam o crescimento do mato alto e evitavam embarramento do caminho. A partir da Bolívia, o caminho era parte das sofisticadas estradas incas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Adicionalmente, ramais se conectavam a estrada principal. Os mais importantes eram os que partiam das regiões peruanas de Cusco até Tacna e regiões fronteiriças, os que partiam de Cananeia, os que partiam do oeste de São Paulo, a partir do rio Paraná, e que interligavam todo o interior paulista, e os que partiam de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e os que ligavam Potosi (Bolívia) até a estrada principal, porém havia muitos outros.

Comentários


SOBRE O SITE

Mesmo sendo movido apenas pela curiosidade sobre a história de Sorocaba, minha intenção é mostrar através de pesquisa em jornais, revistas, livros e com o auxílio dos historiadores, algumas informarções, lendas e lugares que tem um relevância historica e que por algum motivo se perdeu no tempo. 

REDES SOCIAIS

ASSINE

Cadastre seu email e seja informado de todas as nossa atividade:

Obrigado pelo envio!

bottom of page