Futebol em Sorocaba
- sorocabaatravesdahistoria
- 6 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2024
Em 26 de outubro de 1863 é considerado por muitos como o dia do nascimento do futebol moderno. Nesse dia, Ebenezer Cobb Morley iniciou uma série de seis reuniões entre 12 clubes de distintas escolas londrinas na Taberna Freemason's, com o objetivo de criar um regulamento de futebol universal e definitivo, que tivesse a aceitação da maioria.
No dia 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, no Brás, em São Paulo, foi realizada a primeira partida de futebol do Brasil, disputada de forma organizada, entre os funcionários da Companhia de Gás de São Paulo (São Paulo Gaz Company) e da Companhia Ferroviária de São Paulo (São Paulo Railway Company) onde o São Paulo Railway, o time de Charles Miller, venceu por 4 a 2.
A história do futebol em Sorocaba começa em São Paulo em 1899, quando o professor Augusto Shaw, professor do Mackenzie College, introduz o futebol de campo em suas aulas, substituindo o basquete que havia iniciado com sucesso no ano anterior.
Desse grupo um que se destacava era o sorocabano Alicio de Carvalho, por sua agilidade nos esportes. Ajudou na criação da Associação Atlética Mackenzie College, participou de várias partidas e jogou ao lado de Charles Miller na seleção paulista contra a seleção carioca.

Finalmente o futebol chega a Sorocaba, depois de uma reunião de Alicio com seus amigos, todos da Igreja Presbiteriana em 16/12/1902, aproveitando as férias escolas, fundaram o Clube Atlético Sorocabano com a intenção de difundir o futebol na cidade.
Com uma bola doada pelo Mackenzie College, o primeiro jogo aconteceu em 25 de dezembro de 1902, num campo construído na Chácara Carvalho onde seus pais Josefina Zilia de Carvalho e José Gabriel de Carvalho eram os proprietários, que se localizada onde atualmente fica a Vila Carvalho.
A localização do campo segundo uma reportagem do Cruzeiro do Sul era na Rua Osório Maia onde fica atualmente a Igreja São Benedito.
Para esse jogo, essa foram as escalações dos times:
Time de Alicio de Carvalho: Ezequiel de Arruda; Virgílio Dias e Eugênio Salerno; Salatiel Campos, J. Oliveira e Ismael Arruda; João Salerno, Alicio de Carvalho, Moisés Aguiar, Herman Braga e Gamaliel Prestes.
Time de Belfort Duarte: Josias Carlos; Daniel Prestes e Francisco Lourenço; Raul Silva, Oswaldo Soares e B. Prestes; Eugênio Nogueira, Leôncio Teixeira, Irineu Braga, Luiz Carvalho e G. Carvalho.
Reservas: S. Prestes, Timóteo Pacheco, Lula Wagner e o visitante Belfort Duarte.
A partir daí o futebol começou a espalhar pela cidade, com criações de times, novos campos como o do Velódromo e muitas partidas, incluindo no próprio campo da Chácara Carvalho. Infelizmente Alicio não pode ver o alcance que o futebol chegaria à cidade, pois faleceu, dois anos após a primeira reunião, em 18 de dezembro de 1904, aos 22 anos de idade.
*Curiosidade: o primeiro gol que se tem registrado na cidade é do zagueiro Eugênio Salerno, futuro médico e prefeito de Sorocaba.
FONTES:
LIVRO: Memórias do Esporte Sorocabano – Otto Wey Netto
Jornal Cruzeiro do Sul: 13/04/2001;
Comments